Como Usar a Iluminação de Forma Efetiva na Decoração

A iluminação é tão importante quanto a cor na decoração. Sem a luz a cor não existiria. E se a cor é a responsável por causar sensações, sentimentos e estados de espírito nas pessoas, imagine o que a iluminação na decoração é  capaz de lazer.

Capaz de criar atmosferas diferenciadas, gerar emoções, alterar o modo como percebemos ambiente e dar enfoque aos  pontos de interesse do lar, e essas são apenas algumas das vantagens que a boa utilização da iluminação pode proporcionar. E tudo isso pela simples acionamento de um botão

DICA 1: UTILIZAR FOCO DE LUZ PARA O TETO

Utilizar o foco de luz para um teta pintado de branco é a melhor maneira de aumentar a quantidade da luz no ambiente, fazendo do teto um grande refletor.

Ideal se as paredes forem mais escuras.

Usado para aumentar a sensação de altura de um ambiente baixo

DICA 2: PENDENTE COMO CENTRO DE INTERESSE

Se o pendente  for um centro de interesse do ambiente não o deixe competir com outras peças igualmente chamativas, Isso pode gerar um ambiente super-estimulante e nada relaxante.

DICA 3: REBAIXAR TETOS MUITO ALTOS

Usar o pendente com o foco luminoso para baixo pode rebaixar ambientes muito altos e tornar mais aconchegante.O teto permanece mais escuro diminuindo a sensação de altura do pé direito.

DICA 4: COMPOSIÇÕES MAIS DINÂMICAS

Use spots de luz direcionada para criar pontos de interesse, conferir dinamismo da composição e criar um ambiente mais aconchegante.

Abajus

DICA 5: CRIE CONTRASTE

Utilizar uma luz direcionada, como um spot de luz, sobre uma parede texturizada cria contraste entre áreas iluminadas e sombras, Criando um resultado mais dramático.

DICA 6: USE VELAS EM OCASIÕES ESPECIAIS

As velas criam uma atmosfera mais intimista e empregam movimento ao resultado final.

DICA 7: USE ILUMINAÇÃO DIFUSA

lluminação difusa e ideal para iluminação. E quanto maior a quantidade de luz mais informal tende a ser a atmosfera criada.

DICA 8: FUNCIONALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR

Fique atento para a funcionalidade, às vezes, um abajur ou uma luminária de mesa pode ser muito bonito como peça decorativa, mas não tão eficiente como iluminação.A funcionalidade vem em primeiro lugar.

DICA 9: UTILIZE LUMINÁRIAS DE PÉ

Luminárias de pé além de uma variedade de modelos existentes, são bastante versáteis. São usadas em locais onde se precise de bastante iluminação esporadicamente.

DICA 10: ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA

A lâmpadas fluorescentes podem poupar até 85% mais energia que as lâmpadas incandescentes 95% da energia gasta pela lâmpada incandescente se torna calor e apenas 5% contribui com luz.

DICA 11: A MEDIDA CERTA PARA USAR LUMINÁRIA PENDENTE

Se o pé direita for menor que 2,70m prefira usar plafons, spots ou arandelas ao invés de luminárias pendentes principalmente em cozinhas.

DICA 12: INSTALE NA DISTÂNCIA CORRETA

Um lustre pendente deve ficar entre 70 cm a 80 cm da mesa. Um acessório sólido ou pesado pode ficar no caminho de conversa está pendurado muito perto da linha dos olhos, mas uma opção mais ventilada pode funcionar bem mais baixo do chão. Considere montar dois ou três pingentes fino em cima da mesa para adicionar luz e apelo visual sem ficar no caminho, quando alguém quer passar o sal.

Iluminação suspensa

DICA 13: A MEDIDA CORRETA DO PENDENTE NA COPA

Na copa utilize a distância de 75 cm a 1 m de distância da superfície da bancada. Certifique-se de que as pessoas não precisarão se inclinar para enxergar o outro lado. Leve em consideração usar mais de uma luminária para aumentar a incidência de luz.

DICA 14: USE SPOTS PARA DIMINUIR CORREDORES LONGOS

Em um hall de entrada ou corredor utilize spots ou luz indireta para criar um ar mais aconchegante e diminuir corredores mais longos.

DICA 15: EM UM HOME OFFICE UTILIZE MAIS DE UMA ILUMINAÇÃO

No home office, além da iluminação geral, utilize uma iluminação como luminária ou spot focada na mesa de trabalho.

Mostramos como é fácil decorar, agora aproveite essas dicas e transforme seu ambiente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!