5 coisas para Pensar na Hora de Planejar sua cozinha

Quando vamos construir ou reformar um ambiente novo muitas dúvidas vêm á cabeça e com a cozinha não é diferente. Um dos comados que você passa mais tempo, aquele local da casa delicioso onde as comidinhas, as refeições são preparadas, onde a família costuma se reunir tão bem, porém, o local onde a gente mexe com facas, com fogo, com água, com coisas quente e às vezes tudo ao mesmo tempo, então é muito importante pensar na segurança, lógico que é estética da cozinha é importante, mas segurança têm que sempre vim em primeiro lugar, além da praticidade que é muito importante para um bom fluxo na cozinha.

Dicas na hora de planejar uma cozinha

Primeira dica: Cuidado com a altura que você instala o microonda e outros eletros embutidos, é muito perigoso quando ele fica no alto. não é indicado que você tenha que se esticar para ter acesso o que está dentro do eletro, o objeto pode está quente e se você não tem acesso fácil pode ser um grande perigo, é legal que a parte central dele esteja mais ou menos um metro e vinte a um metro e quarenta do chão no máximo e um forno a 95 centímetros do chão.

  • Segunda dica: Cuidado com a profundidade errada de armários e prateleiras que fica em cima da bancada ou em cima da pia. Quando a prateleira é muito profunda fica perigoso você bater seu rosto e você fica sem mobilidade, quando o armário superior está muito perto de seu rosto pode também atrapalhar você ver direito o que está fazendo, além de dificultar abrir e fechar as portas, então é ideal que ele tenha no máximo de 35cm a 45cm de profundidade.
  • Terceira Dica: É essencial que a cozinha seja bem iluminada, não poder ver bem o que você está fazendo é um grande incômodo e além de ser perigoso manusear uma faca por exemplo. Se na sua cozinha tem armários superiores que fica em cima da pia é muito importante que tenha algum tipo de iluminação embaixo dele, dá pra instalar spots ou colocar fitas de led e se possível também não tenha só o ponto central de iluminação, é legal ter iluminação direcionada em cima da bancada de trabalho, em cima da pia, além do mais uma cozinha escura não trás um bom clima para o ambiente.
  • Quarta dica: Cuidado na hora de escolher o revestimento da cozinha. A cozinha é um local onde mexemos bastante com água, alimentos gordurosos, então é importante escolher um porcelanato adequado, tem que ser um material de fácil limpeza e que não absorva muita sujeira. Algumas opções são:
  1. Pedra é uma excelente opção para áreas onde tem fluxo de pessoas. A pedra é resistente e está disponível em uma variedade de cores e estilos, com a possibilidade de bordas e padrões decorativos.
  2. O calcário é uma pedra natural que oferece uma aparência do mundo antigo. A cortiça é um material durável e versátil disponível em uma variedade de cores. É impermeável e reduz o ruído de impacto.
  3. A madeira é uma opção popular para as pessoas hoje em dia as cozinhas. Sente-Se bem sob os pés e cria uma aparência calorosa. Os laminados de alta pressão é uma alternativa que oferece a mesma aparência a custos mais baixos.
  • Quinta dica: Cuidado para não poluir demais a cozinha, tanto com objetos desnecessários coisas que não precisam estar ali e evita deixar muitos objetos na bancada, aquele eletrodomésticos daquelas coisas que você não usa sempre porque isso atrapalha o dia a dia, fica tudo muito cheio. Outro ponto importante é não na quantidade de armário de uma forma geral, não é legal uma cozinha sem nenhuma prateleira, como também não é legal uma cozinha completamente ocupada por armários e prateleiras, então o ideal é usar o bom senso.

Enfim, espero que as dicas tenham sido uteis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!