Cozinhas Planejadas

Cozinha

A cozinha é o ambiente que permite maior intimidade com os habitantes e visitas. Seja morando sozinho ou acompanhado, sabendo cozinhar ou não, a cozinha é um local de profunda relação com experiências sensoriais. Portanto é um cômodo cuja atenção é de extrema importância.

As cozinhas planejadas vem oferecer soluções práticas e elegantes em um ambiente que necessita de conforto e ao mesmo tempo praticidade. É importante que na cozinha tudo fique ao alcance, ao mesmo tempo que tenha seus itens protegidos – seja talheres, porcelanas ou alimentos.

A higiene do local também é um assunto de extrema importância, por isso os materiais que são utilizados nas cozinhas planejadas são de fácil limpeza e conservação. Armários tendem a ser abertos muitas vezes ao dia e balcões sofrem as mais diversas injúrias, por isso os materiais também são duráveis e resistentes.

No entanto, nem é somente na praticidade que as cozinhas planejadas ajudam. Um ambiente agradável, de cores adequadas, com boa iluminação confere ao espaço todo o conforto seja para preparar uma refeição ou servir-se dela. Mesas adequadas à configuração familiar é o personagem principal de muitas cozinhas de espaço amplo, enquanto que armários com divisões inteligentes fazem com que pequenos ambientes se tornem mais espaçosos.

Este ainda tende a ser o local onde mais se investe em uma residência. A hidráulica, revestimentos e ventilação consomem boa parte do orçamento da construção. Nesse quesito, a cozinha planejada pode se provar uma incrível economia, pois pode ser projetada junto com a planta residencial, aproveitando melhor as próprias instalações, sem adaptações desnecessárias que móveis padronizados tendem a precisar.

Em ambientes amplos, ainda é comum a integração da cozinha com a sala de jantar. Mesas adequadas à esses espaços e armários de estrutura organizada são aquela carta na manga para um ambiente acolhedor e único.

Veja Também Banheiros Planejados.